segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Acção contra linhas de muito alta tensão da REN tem início hoje

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra inicia esta sexta-feira a audiência da acção que a autarquia de Monte Abraão moveu contra a Rede Eléctrica Nacional para que desligue a linha de muito alta tensão que percorre o concelho.«Ainda é cedo para apurar o que pode acontecer», disse a principal impulsionadora desta acção, a presidente da autarquia de Monte Abraão, Fátima Campos, lembrando que foi precisamente este tribunal que recusou três providências cautelares interpostas pela autarquia contra a REN.
A autarquia recorreu então para o Tribunal Central Administrativo do Sul que obrigou a REN a desligar a linha de muito alta tensão que liga Fanhões a Trajouce, refere a «Lusa».
Por sua vez a REN recorreu desta decisão para o Supremo Tribunal Administrativo, que manteve a decisão da instância anterior, de obrigar ao desligamento da linha.
Segundo Fátima Campos, «a REN não cumpriu as ordens dos tribunais» ao não desligar a linha.
A colocação dos postes de muito alta tensão junto a habitações tem sido muito contestada pela população.
São esperadas dezenas de pessoas que querem assistir a esta primeira audiência no Tribunal Administrativo e Fiscal de Sintra.
Cartazes como «alta tensão em cima das casas não» vão ser colocados junto ao tribunal, por intermédio de uma comissão de moradores.

2007/10/19 Agência Financeira

Sem comentários: