quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Linha de muita alta tensão em Sintra vai ser enterrada

A linha de muito alta tensão liga Fanhões a Trajouce será enterrada, isto na sequência de um acordo obtido entre a REN e a Câmara Municipal de Sintra, numa operação que vai ser suportada pela autarquia e que terá início em Março de 2008.Em declarações à TSF, o ministro da Economia explicou vai ser nomeada uma «comissão tripartida que envolva a REN, a câmara de Sintra e os moradores de forma a identificar um traçado que permita enterrar essa linha».À saída de uma reunião realizada na quarta-feira e que juntou representantes da REN, da autarquia de Sintra e do Movimento Cívico dos Moradores de Sintra, Manuel Pinho explicou que esta «questão tinha de ser resolvida rapidamente».«Até Março de 2008, o que será feito é a identificação do percurso onde serão enterrados os canos e o custo da operação», afirmou Manuel Pinho.O ministro da Economia aproveitar para negar a existência de risco com o enterramento dos cabos desta linha, ao considerar que a operação é cem por cento segura.«Existem outro tipo de considerações. A minha função é dar a direcção ao desenvolvimento do Plano Nacional de Energia, mas tenho de ser sensível à reacção das populações. Risco para a saúde, tanto quanto a ciência conhece, não há», assegurou.

REN considera enterramento de cabo como má solução

Por seu lado, o director-coordenador da REN explicou que enterrar um cabo de muito alta tensão «não é uma solução para uma rede de transporte».«É uma solução tecnicamente desaconselhada, porque a rede não fuinciona. O cabo é um cancro que se põe na rede», explicou Artur Lourenço, que considera a solução como uma «dor de cabeça».Este responsável da REN adiantou ainda que o enterramento dos cabos vai trazer fragilidades à rede e vai tornar os custos 15 a 20 vezes mais caros.

Moradores satisfeitos com solução
Um elemento do Movimento Cívico dos Moradores de Sintra explicou que ficou acordado o enterramento da linha «nas zonas mais densamente povoadas do concelho de Sintra», incluindo as «freguesias de Belas, Massamá, Agualva-Cacém e São Marcos».

No entanto...


Não pode ser Sintra a pagar obras, diz Fátima Campos, presidente da junta de freguesia de Monte Abraão, avisa que não pode ser a câmara de Sintra a pagar a factura do enterramento da linha de alta tensão da REN.
Fátima Campos, que esteve na origem desta guerra, discorda da solução anunciada pelo ministro da Economia, Manuel Pinho, e garante que é ilegal.«Negociar com a REN parece que está a resultar. Agora, a solução de Fernando Seara é ser a autarquia de Sintra a pagar o enterramento das linhas? Isso não pode ser», garante a presidente da junta.Também a REN já contestou esta decisão. A Rede Eléctrica Nacional considera que esta é uma solução que tecnicamente suscita muitas dúvidas, além de ser 15 vezes mais cara.

(www.tsf.pt)

Sem comentários: