terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Alta/Tensao: REN desliga a linha e recorre novamente para o Tribunal Constitucional

Sintra, 18 Dez (Lusa) - A Redes Energéticas Nacionais (REN) está a proceder ao desligamento em segurança da linha de muito alta tensão Fanhões-Trajouce e avança com novo recurso para o Tribunal Constitucional, segundo responsável da empresa.

"Estou convencido de que a linha amanhã já estará desligada. Estamos a fazer procedimentos para desactivar a linha em segurança sem que ninguém dê por isso", adiantou à Lusa o director coordenador da REN, Artur Lourenço.

A REN teve conhecimento hoje da decisão do Tribunal Constitucional que negou provimento a um recurso onde a empresa alegava inconstitucionalidade da decisão do Supremo Tribunal Administrativo de não reavaliar o processo no qual o Tribunal Central e Administrativo do Sul ordenou à suspensão da linha.

Artur Lourenço adiantou que a REN vai interpor novo recurso, desta feita "para o colectivo de juízes do Tribunal Constitucional".

O responsável da empresa referiu que a REN vai desligar a linha mas que esta medida poderá afectar o fornecimento de energia a milhares de pessoas da parte ocidental de Lisboa e dos concelhos de Oeiras e Sintra.

"Já começa a vir num dia muito mau do ponto de vista de sobrecarga das linhas", referiu Artur Lourenço.

Esta é a terceira linha de muito alta tensão que liga a sub-estação de Trajouce a Fanhões e, segundo o responsável, a sua suspensão em pleno Inverno poderá provocar uma sobrecarga das outras linhas, com capacidade máxima para 400 megawats cada.

"A ponta verificada ontem atingiu os 417 megawats", sublinhou Artur Lourenço, acrescentando que no caso de uma das linhas disparar isto poderá significar uma sobrecarga e consequente "apagão".

Em caso de avaria, "se tudo correr bem em meia-hora" o problema poderá ser solucionado, mas na pior das hipóteses "poderá haver alguém que fique sem electricidade a noite toda", segundo o responsável.

Sem comentários: